top of page

Astrofísica

"O que sabemos é uma gota. O que ignoramos é um oceano". (Isaac Newton)

Nesta linha de pesquisa do PROFÍSICA você vai desenvolver estudos teóricos (abordagem analítica), observacionais (uso de telescópio do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em Pico dos Dias e dos grandes telescópios GEMINI e SOAR) e numéricos  infraestrutura computacional da UESC).

Vale destacar a atuação direta de parte dos nossos Docentes em comitês de técnicos dos Telescópios Internacionais Gemini (Chile e Havaí) e SOAR (Chile).

Foto: Observatório Gemini, Chile. Henri Plana (PPG PROFÍSICA UESC).

Tópicos da Astrofísica

  • Formação Estelar

  • Aglomerados Estelares

  • Cinemática Interna de Galáxias

  • Evolução de Galáxias em Grupos e Aglomerados

Heic1401a-Abell2744-20140107 aglomeradoestelar_nasa_indicacaoleandrokerber.jpg

Formação Estelar

Las estrellas son estructuras fundamentales en el Universo ya que son constituyentes de galaxias y sistemas planetarios. Comprender cómo se forman las estrellas es un tema importante que involucra temas como la evolución estelar y la interacción con el medio interestelar.

pexels-adam-krypel-6498990.jpg

Cinemática Interna de Galáxias

Consiste em estudar o movimento do gás ionizado em diversos tipos de galáxias e em diversos entornos. O estudo permite assim a determinação da massa das galáxias.

Nebulous,_but_no_nebula_Messier_28.jpeg

Aglomerados Estelares

Cada aglomerado estelar é uma verdadeira ninhada de estrelas ligadas gravitacionalmente e nascidas de uma mesma nuvem de gás e poeira. São excelentes laboratórios astrofísicos para a compreensão da evolução estelar e para determinação de idades, composição químicas, distâncias e massas de estrelas.

Monteiro-Oliveira_SnowCluster.jpg

Evolução de Galáxias em Grupos e Aglomerados

Aglomerados e grupos de galáxias são as maiores estruturas gravitacionalmente ligadas do Universo. Podem reunir de dezenas a milhares de galáxias, gás e matéria escura. São ambientes onde as galáxias sofrem transformações morfológicas e de conteúdo estelar.

1) Aglomerado de galáxias (Crédito: NASA, ESA, STScI.). 2) Aglomerado de estrelas (M28) observado pelo Hubble Space Telescope (créditos: NASA, ESA, STScI). 3) Adam Krypel (Pexels.com). 4) Snow Cluster, Rogério Oliveira Monteiro.

Seus Professores

Heic1401a-Abell2744-20140107 aglomeradoestelar_nasa_indicacaoleandrokerber.jpg
bottom of page